Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)
Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram uma série de metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com prazo de cumprimento até 2015. Os objetivos visavam à erradicação da pobreza extrema e promoção do desenvolvimento social e econômico em todo o mundo. Os ODM foram substituídos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2015.
Os ODM incluíam 8 objetivos principais, que eram:
Erradicação da extrema pobreza e fome;
Educação básica de qualidade para todos;
Promoção da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres;
Redução da mortalidade infantil;
Melhoria da saúde materna;
Combate ao HIV/AIDS, malária e outras doenças;
Garantia da sustentabilidade ambiental;
Parceria mundial para o desenvolvimento.
Embora os ODM tenham alcançado sucesso em várias áreas, como a redução da mortalidade infantil e a melhoria do acesso à água potável, ainda havia desafios persistentes na erradicação da pobreza extrema e na promoção da igualdade de gênero.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos em 2015, ampliaram a visão dos ODM, incluindo não apenas a redução da pobreza, mas também a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável. Entre os principais desafios dos ODS estão a redução das desigualdades, o combate às mudanças climáticas e a promoção de uma economia global mais sustentável.
Autores importantes na área dos ODM incluem Jeffrey Sachs, economista e diretor do Sustainable Development Solutions Network, e Kofi Annan, ex-secretário geral da ONU, que liderou os esforços de implementação dos ODM.