Mostrando postagens com marcador Opel. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Opel. Mostrar todas as postagens

Fiat melhora oferta pela Opel, afirma ministro alemão

A montadora italiana Fiat melhorou sua oferta pela Opel, subsidiária da General Motors na Alemanha, afirmou neste sábado o ministro da Economia da Alemanha, Karl-Theodor Zu Guttenberg. A informação partiu da agência de notícias Dpa da Alemanha e foi reproduzida pela agência italiana Ansa.

O ministro alemão não citou valores da nova oferta.
Segundo a Ansa, a nova proposta da Fiat prevê uma participação maior da montadora italiana no capital da Opel e também um aumento do risco que a empresa assumirá ao tomar o controle das operações. O porta-voz da Fiat, consultado em Turim (norte da Itália) sobre a nova proposta da empresa, não se manifestou.
Já o chanceler da Alemanha, Frank-Walter Steinmeir, do Partido Social Democrata, disse neste sábado ao jornal alemão Bild Zeitung que a proposta do consórcio austro-canadense Magna para adquirir o controle da Opel é "muito sólida". O consórcio Magna disputa a Opel com a Fiat.
Protesto na Itália
Neste sábado, cerca de cinco mil operários da fábrica de automóveis da Fiat em Termini Imerese, subúrbio de Palermo, na Sicília, fizeram uma manifestação de duas horas, que incluiu paralisação da produção, contra a possibilidade de demissões no Grupo Fiat se a corporação italiana comprar a Opel. Também participaram do protesto operários de uma unidade de autopeças da Magneti Marelli na Sicília e de outras empresas do polo automotivo de Termini Imerese.
Em 2002, a Fiat tentou fechar a fábrica de Termini Imerese, onde produz carros da marca Lancia, e desistiu após uma greve dos trabalhadores. Eles temem que a aquisição da Opel signifique o fechamento de fábricas do Grupo na Itália.
"Estamos muito preocupados por Termini Imerese" disse o secretário do sindicato Fiom, Giorgio Cremaschi. "Sergio Marchionne assegurou que a Fiat não fechará nenhuma fábrica da Opel na Alemanha, mas não se pronunciou sobre as fábricas italianas", disse, referindo-se ao executivo-chefe do Grupo Fiat.

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/05/23/fiat+melhora+oferta+pela+opel+afirma+ministro+alemao+6297927.html

Ministro alemão estuda como salvar Opel em caso de insolvência da GM

O ministro da Economia alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, estuda como salvar a firma automotiva Opel em caso de insolvência da casa matriz, a General Motors (GM).

Em declarações que serão publicadas pela revista "Der Spiegel" em sua edição da segunda-feira, Guttenberg afirma que uma possibilidade seria que a participação da GM na Opel passasse para um administrador que representasse os interesses de devedores e credores.
"Ao mesmo tempo, um consórcio de bancos poderia oferecer durante este período à Opel créditos transitórios", com os quais a companhia poderia ir adiante até que se chegasse a um acordo sobre seu futuro, afirma o ministro.
Guttenberg volta a rejeitar a opção de uma nacionalização da Opel, modelo que, segundo ele, seria uma "fossa para os bilhões de euro do contribuinte".
De novo, critica a falta de transparência da GM ao fazer uma avaliação sobre sua situação. "A verdade é que nos assombra com que rapidez podem mudar os números que vêm de Detroit (sede da GM)", afirma.
O chefe do comitê de empresa da Opel, Klaus Franz, acusou a GM de ter colocado sobre as filiais européias parte de suas perdas. A General Motors deve informar na próxima segunda-feira sobre o estado atual de seu plano de saneamento.
Até agora, há duas empresas que mostraram formalmente interesse em adquirir a Opel: a italiana Fiat e o fabricante de autopeças austríaco-canadense Magna.

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/05/09/ministro+alemao+estuda+como+salvar+opel+em+caso+de+insolvencia+da+gm+6031931.html

Fiat confirma interesse na compra da Opel

A fabricante de veículos italiana Fiat confirmou pela primeira vez que tem interesse na compra da subsidiária da General Motors (GM) na Alemanha, Opel.
O presidente da Fiat, Luca Cordero di Montezemolo, disse em entrevista publicada na edição deste domingo do jornal italiano Corriere della Sera que a Opel seria um "parceiro ideal" e sua possível aquisição é uma "oportunidade extraordinária".
A Fiat já está em vias de comprar a Chrysler, que entrou com pedido de concordata nos Estados Unidos.
A GM enfrenta possível falência nos Estados Unidos e tem até 1 de junho para realizar um processo de reestruturação acertado com o governo americano.
A Opel disse que precisa de 3,3 bilhões de euros (o equivalente a cerca de US$ 4,3 bilhões) para enfrentar a crise econômica. O governo alemão afirmou que não vai dar recursos à empresa mas apoiará um investidor que assuma este compromisso.
A Fiat, contudo, não está sozinha em seu interesse pela Opel. O grupo canadense Magna International, que fabricante de autopeças, também manifestou interesse na compra da subsidiária da GM.
Assim como as rivais Ford e Chrysler, a GM sofreu uma queda acentuada nas vendas de carros no mercado doméstico nos últimos anos e viu sua situação agravada pela crise econômica global.

http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_4/2009/05/03/em_noticia_interna,id_sessao=4&id_noticia=108886/em_noticia_interna.shtml