Mostrando postagens com marcador Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV). Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV). Mostrar todas as postagens

Varejo da Grande SP registra alta de 2,5% em março

O varejo da região metropolitana de São Paulo encerrou março com alta real de 2,5% no faturamento em comparação com o mesmo mês de 2008, indica Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) divulgada hoje pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). O aumento foi puxado pelo segmento de Comércio Automotivo, que cresceu 13,4%.

Para o economista e diretor executivo da entidade, Antônio Carlos Borges, o bom desempenho surpreende, uma vez que o faturamento real no primeiro trimestre teve recuo de 1,2%, comparado a igual período de 2008. "É o momento de rever as projeções para o ano", afirma.
A pesquisa também aponta crescimento significativo em outros segmentos do varejo. A área de Farmácias e Perfumarias, por exemplo, registrou elevação de 14,6% no faturamento real em relação a igual mês do ano passado. Ainda que tenha menor peso na pesquisa, o setor teve o melhor desempenho do comércio para o mês e acumula alta de 11,8% no ano. Na opinião de Borges, o aumento na massa real de rendimentos na região, adicionado ao crescimento do consumo dos medicamentos genéricos, pressionou o índice positivamente.
Outro segmento que teve destaque na pesquisa foi o de Lojas de Departamento, que pelo terceiro mês consecutivo registrou alta no faturamento. Em março, o crescimento chegou a 1,6% na comparação com o mesmo período de 2008. Em fevereiro, o aumento havia sido de 3%. No acumulado do primeiro trimestre, a expansão chega a 6,3%.
Conforme o economista, se os dados de março representarem uma tendência, o varejo poderá apresentar uma recuperação - ainda que modesta. "Os resultados, apesar de positivos, estão concentrados em poucos setores. Essa centralização mostra um potencial de risco: se esses segmentos, principalmente o automotivo, apresentarem resultados ruins, dificilmente haverá compensação positiva suficiente por parte de outros setores", afirma.
A cautela de Borges se deve às baixas apresentadas em março por outros setores. O segmento de Supermercados teve sua primeira queda no ano, com redução de 7,3% no faturamento real em relação a março de 2008. No acumulado do ano, a queda é de 1,2%. Borges destaca que o efeito calendário é a principal razão da queda expressiva para o setor. "No ano passado, a Páscoa ocorreu no mês de março e neste ano caiu em abril. Com isso, a base de comparação para março deste ano ficou elevada."
Outro segmento que apresentou recuo significativo foi o de Vestuário, Tecidos e Calçados - variação negativa de 10,4% na comparação com o março de 2008. Essa é a terceira redução consecutiva no segmento, que em fevereiro apresentou baixa de 8,7% e encerrou o trimestre com queda de 7,3%.
De acordo com a PCCV, o pior desempenho de março ficou com Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos. Em março, a queda do faturamento foi de 12,9% e, no trimestre, o desempenho ficou negativo em 10,7%.

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/05/06/varejo+da+grande+sp+registra+alta+de+25+em+marco+5973946.html