Cúpula da América Latina e Caribe termina sem definições

A primeira cúpula da América Latina e Caribe terminou ontem na Bahia, mas de concreto mesmo, nada. Trinta e três governantes participaram dos dois dias de debates sobre integração e desenvolvimento. No encerramento, o presidente Lula brincou com os jornalistas e pediu que evitassem tirar os sapatos.

Foram muitas discussões sobre a crise financeira, mas nenhuma medida concreta acertada. O que marcou a primeira cúpula da América Latina Caribe foram as críticas aos Estados Unidos.

Quem chamou a atenção no fim da cúpula foi o presidente da Bolívia, Evo Morales, que pediu solidariedade a Cuba. Ele propôs que os países deixem de comprar e vender para os Estados Unidos enquanto ainda vigorar o embargo à ilha. E caso Barack Obama não reveja a situação, que todos os embaixadores deixem Washington.

Idéias de fortalecimento para a relações regionais partiram de todos os chefes de estado. O venezuelano Hugo Chávez insistiu que todos os países destinem 1% das reservas para um fundo de investimentos regional.

http://www.band.com.br/primeirojornal/conteudo.asp?ID=118745&CNL=1