Mostrando postagens com marcador Instituto Nacional de Estatística (INE). Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Instituto Nacional de Estatística (INE). Mostrar todas as postagens

Agência de estatísticas da Espanha confirma fim da recessão

O INE (Instituto Nacional de Estatística) da Espanha confirmou nesta quarta-feira (30) que o país saiu da recessão, conforme indicado no início do mês pelo banco central.
No terceiro trimestre, o PIB (Produto Interno Bruto) espanhol cresceu 0,1%, após nove trimestres de contração. Em relação ao terceiro trimestre de 2012, a economia espanhola diminuiu 1,2%, seguindo queda de 1,6% entre abril e junho, no mesmo tipo de comparação.
Os dados do INE são preliminares e o levantamento mais completo deve ser conhecido no fim de novembro. O jornal "El País" recordou que, no terceiro trimestre de 2008, pela primeira vez em 15 anos, a economia espanhola entrou em recessão e saiu dessa situação nos três primeiros meses de 2010.
Voltou a registrar taxas negativas a partir do segundo trimestre de 2011. Dois anos e meio depois, o Banco da Espanha e o departamento de estatísticas do país confirmam o fim da recessão técnica.

Espanha sai da recessão no terceiro trimestre, aponta BC do país

A economia espanhola saiu da recessão no terceiro trimestre, conforme boletim do Banco da Espanha divulgado nesta quarta-feira (23).
A estimativa é de que o PIB (Produto Interno Bruto) do país tenha crescido 0,1% entre julho e setembro, em relação aos três meses anteriores, após dois anos registrando quedas consecutivas.
O dado oficial do PIB, que é divulgado pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), porém, ainda não foi publicado. A previsão do Banco da Espanha, além disso, nem sempre corresponde ao índice apurado pelo INE.
A autoridade monetária observou que, durante o período de julho a setembro, a economia espanhola continuou dando sinais de melhora, embora de forma gradual. O país jé vem mostrando recuperação desde o começo do ano.
Também nesta quarta-feira, o ministério de Economia da Espanha mostrou que o deficit comercial caiu 64% nos oito primeiros meses do ano, ficando em 8,420 bilhões de euros.
O montante é quase um terço daquele verificado no mesmo período do ano passado (23,479 bilhões de euros).