Mostrando postagens com marcador Banco Central da Espanha. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Banco Central da Espanha. Mostrar todas as postagens

Economia da Espanha entra oficialmente em recessão

A economia da Espanha entrou oficialmente em recessão pela primeira vez desde 1993, confirmou nesta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) do país. Segundo o INE, o PIB espanhol recuou 1% no último trimestre de 2008, depois de já ter registrado crescimento negativo de 0,3% no terceiro trimestre.

Economistas definem recessão como um período de pelo menos dois trimestres consecutivos de retração do PIB.

No final do mês passado, o governo e o Banco Central da Espanha já haviam antecipado que a economia entraria em recessão ao divulgar uma estimativa de recuo de 1,1% no quarto trimestre e de 0,2% no terceiro trimestre de 2008.

O encolhimento de 1% do PIB no quarto trimestre de 2008 foi o maior registrado desde 1993.

No conjunto de 2008, o PIB espanhol cresceu 1,2%. Em 2007, o crescimento havia sido de 3,7%.

Segundo o correspondente da BBC em Madri Steve Kingstone, o principal sintoma da crise econômica na Espanha é a alta taxa de desemprego, de 13,9%. Atualmente, há 3,3 milhões de pessoas desempregadas no país.

Kingstone disse que a Espanha registrou 15 anos de crescimento ininterrupto graças, principalmente, à indústria de construção, uma das mais afetadas pela crise do último ano.

Somente no setor de construção, o desemprego dobrou nos últimos 12 meses, de acordo com o correspondente da BBC.

http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/02/12/economia+da+espanha+entra+oficialmente+em+recessao+4024934.html