Achatada pela combinação de preços em queda, câmbio sobrevalorizado e demanda mundial fraca, a rentabilidade das exportações brasileiras já encolheu este ano 12%, até abril. Comparada com outubro de 2008, pico de rentabilidade no ano, a margem média dos exportadores recuou 20,7%, segundo índice calculado pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).
“A situação piorou em maio, por causa da valorização do real ante o dólar, e tende a piorar ainda mais”, diz Fernando Ribeiro economista-chefe da Funcex. Em abril, o câmbio médio foi de R$ 2,20 por dólar. Essa média caiu para R$ 2,06 em maio e já está abaixo de R$ 2 este mês. Até abril, a rentabilidade das exportações ainda se mantinha num nível 7% superior ao registrado em igual período de 2008. No entanto, o economista da Funcex explica que a situação agora é mais complicada porque a demanda mundial está em retração e o exportador brasileiro não tem fôlego para tirar mercado dos concorrentes, nem espaço para compensar perdas com o aumento nos preços em dólar.
A questão é que a taxa de câmbio é um dos principais preços da economia, variável-chave de todo o setor produtivo. Sempre que o câmbio estiver sobrevalorizado, há um desestímulo não apenas à exportação, mas também à produção local, aos investimentos e à geração de emprego e renda, na medida em que o dólar barato favorece a importação. “A indústria ficou muito pouco competitiva com o câmbio no nível atual”, diz José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Vitopel, fabricante de embalagens plásticas flexíveis. “Não chegou ao ponto de causar prejuízo, mas é apavorante ver gente falando que o dólar vai chegar a R$ 1 80.
Boa parte das empresas fechou contratos de exportações no primeiro trimestre com câmbio entre R$ 2,25 e R$ 2,30 e está entregando produtos com o dólar valendo menos que R$ 2. Agora, elas precisam de mais reais para poder pagar as suas contas internamente, tais como salários, impostos, fornecedores e outros compromissos assumidos para a produção do bem exportado.
Mostrando postagens com marcador Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex). Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex). Mostrar todas as postagens
Rentabilidade de exportador já caiu 12% este ano
Ricardo Meper
RICARDO MEPER
Complementos
Brasil,
Economia,
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex)
Assinar:
Postagens (Atom)