Mostrando postagens com marcador Toyota. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Toyota. Mostrar todas as postagens

Toyota quer cortar preços de seus carros em 30% até 2013

A Toyota quer cortar os preços de seus carros em 30% até 2013 como parte de uma estratégia para aumentar sua competitividade frente a rivais como a Hyundai, afirmou um executivo da companhia nesta sexta-feira.

A montadora, que até recentemente apresentava o maior crescimento mundial do setor, está sob intensa pressão para se tornar mais competitiva, enquanto Volkswagen, Hyundai e outras diminuem a diferença entre elas com rápido crescimento na China, Índia e outros mercados emergentes.

"Comparados com carros coreanos, nossos veículos são cerca de 30% mais caros globalmente", afirmou Takeshi Shirane, diretor de compras. "Então o que dissemos é: 'Precisamos trabalhar para atingir essa meta.'"

Sob essa estratégia, chamada de RR-CI, a Toyota está convocando sua equipe para trabalhar junta e chegar à melhor maneira de desenvolver e produzir 165 componentes designados, estabelecendo uma meta de redução de custo única para cada um deles. Os fornecedores também foram chamados a contribuir com idéias.

O plano, que começou no fim do ano passado, marca uma grande mudança na antiga prática da Toyota de definir equipes específicas para cada modelo de veículo para decidir o desenho ideal de seus componentes.

Anteriormente, disse Shirane, um modelo construído e vendido globalmente como o Corolla tinha um projeto que matinha o mesmo desenho dos componentes em todo o mundo. Enquanto isso era eficiente para alguns componentes, não era para outros, afirmou.

Com o RR-CI, que significa "ryohin" (qualidade) "renka" (preço baixo), e inovação de custo, a Toyota quer chegar a um desenho que, ao invés disso, faça melhor uso de materiais locais mais baratos e acessíveis, mesmo que isso signifique projetos diferentes para a mesma peça.

"Requer muito trabalho e essa meta [30%] é bastante difícil", disse o executivo. "Mas eu espero que até o final deste ano nós tenhamos chegado à melhor 'história' para cada uma das 165 peças;"

As montadoras mundiais estão todas aumentando a pressão para cortar custos dos carros em produção para aumentar suas vendas em mercados emergentes como a Índia, em que carros menores e mais baratos dominam.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/753268-toyota-quer-cortar-precos-de-seus-carros-em-30-ate-2013.shtml

Toyota e Toshiba anunciam perdas históricas

A Toyota, maior fabricante de carros do mundo, anunciou nesta sexta-feira uma perda líquida de US$ 4,4 bilhões no último ano fiscal, terminado em março - um valor nunca registrado antes e pior do que o esperado. Além disso, a empresa já avisou que vai continuar no vermelho no período de 2009 a 2010.

Outra gigante japonesa, a Toshiba, maior fabricante de eletrônicos do país, também divulgou perdas anuais de US$ 3,5 bilhões. Foi o maior prejuízo já registrado pela empresa e a primeira perda anual dos últimos sete anos.
Ambas as companhias tiveram queda nos lucros por causa da valorização do iene e da queda acentuada nas vendas internas e nas exportações para os maiores parceiros internacionais, como Estados Unidos e países da Ásia e da Europa.
"Estes resultados são a consequência de uma deterioração significativa das vendas de veículos, particularmente nos Estados Unidos e na Europa, da rápida valorização do iene face ao dólar e ao euro, e ao forte aumento no preço das matérias-primas", justificou à imprensa o presidente da Toyota, Katsuaki Watanabe.
A receita líquida do ano fiscal, que terminou no dia 31 de março, registrou queda de cerca de 22%. No período foram vendidos 7,6 milhões de unidades - 1,3 milhão a menos do que no ano anterior.
Aposta ecológica
Num comunicado à imprensa, a Toyota disse esperar nova queda nas vendas para este ano. A empresa estima vender no máximo 6,5 milhões de unidades.
"Parece que vai levar um tempo ainda para os mercados dos Estados Unidos e da Europa se normalizarem e também para que a economia global se recomponha", lamentou Watanabe.
No entanto, a montadora vai investir na linha de carros ecológicos. "No ano fiscal de 2010, devemos aumentar o lucro com a expansão das nossas linhas de veículos híbridos, como o Prius e o Lexus HS250h", sugeriu. A Toyota planeja lançar quatro modelos de carros híbridos no Japão e três no exterior.
Já a Toshiba também espera aumentar "modestamente" as vendas neste ano fiscal com o desenvolvimento de novos telefones celulares e na área de chips e eletrodomésticos.
A empresa teve no ano passado queda de 13% nas vendas, puxada principalmente pelos setores de semicondutores, equipamentos digitais e eletrodomésticos.
Somente neste primeiro trimestre de 2009, a empresa registrou uma perda líquida de US$ 1,9 bilhão. Já prevendo o saldo negativo, a Toshiba chegou a anunciar em janeiro passado o corte de 4,5 mil funcionários e adiamento ou cancelamento na construção de novas fábricas.

http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/05/08/toyota+e+toshiba+anunciam+perdas+historicas+6005929.html

Toyota conquista posto de maior montadora do mundo

A Toyota é a maior montadora do mundo. A companhia japonesa assume o posto depois de 67 anos de liderança da GM no mercado automobilístico.

A empresa japonesa vendeu 8,9 milhões de veículos em 2008. A General Motors, agora ex-líder de vendas, passa por uma séria crise financeira e registrou 8,35 milhões de carros vendidos. No quarto trimestre, a montadora americana teve queda de 26% no volume de vendas e a situação da GM pode piorar ainda mais. A empresa pediu urgência na liberação da segunda parte do empréstimo de US$ 9,4 bilhões do governo americano. A montadora advertiu que perderá liquidez em breve caso a ajuda não chegue a tempo. No Brasil, a Fiat concedeu férias coletivas de 10 dias a 800 funcionários da unidade de Betim, em Minas Gerais. A medida visa readequar a produção.

http://www.band.com.br/primeirojornal/conteudo.asp?ID=123047&CNL=1


Toyota fecha temporariamente fábricas no Japão

A montadora de automóveis japonesa Toyota suspendeu temporariamente neste sábado a produção em 11 de suas 12 fábricas no Japão para responder à redução da demanda, indicou a agência Kiodo.

A Toyota suspenderá também suas operações nos dias 24 e 30 de janeiro, indicou a agência.

A Toyota anunciou esses três dias de paralisação no início de janeiro e também indicou a suspensão de toda a sua produção no Japão por onze dias entre fevereiro e março, para responder à queda das vendas, anunciou.

A montadora anunciou na quinta-feira que fechará por alguns dias várias fábricas da América do Norte durante o primeiro trimestre.

A Toyota indicou no final de dezembro que ia sofrer o primeiro prejuízo operacional de sua história durante o exercício 2008-2009, devido à crise do mercado mundial.

Nos doze meses de abril de 2008 a março de 2009, a Toyota deverá registrar um prejuízo operacional de 150 bilhões de ienes (1,614 bilhão de dólares, 1,220 bilhão de euros).


Toyota cortará produção pela metade entre fevereiro e abril

A Toyota, maior fabricante de automóveis do mundo, reduzirá pela metade sua produção no Japão entre fevereiro e abril frente aos volumes do ano passado, para nove mil unidades diárias, assegura neste sábado a agência de notícias local "Kyodo".

Hoje mesmo, a montadora suspendeu a produção em 11 das 12 fábricas que tem no país, como já tinha anunciado, em resposta à queda das vendas de carros no mundo todo.

É a primeira vez que Toyota suspende operações nessa escala desde agosto de 1993, quando durante um dia cancelou a fabricação em todas as suas fábricas domésticas devido à forte valorização do iene frente ao dólar.

Fontes da indústria automotiva citadas pela "Kyodo" afirmaram que a Toyota cortará sua produção entre fevereiro e abril para cerca de nove mil unidades por dia de operação, abaixo do limite de rentabilidade.

A fabricação de 11 mil unidades diárias é considerada o limite de rentabilidade pela Toyota, cuja média de produção foi no ano passado de perto de 20 mil também por dia.

Seu plano para fazer frente à crise da indústria passa, além disso, por suspender a produção durante um total de 14 dias entre janeiro e março, geralmente durante os fins-de-semana.

Previamente, a Toyota já havia parado em dezembro passado a produção em duas fábricas que faziam veículos destinados à exportação à América do Norte, o mercado mais afetado pela crise global.

http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/01/17/toyota+cortara+producao+pela+metade+entre+fevereiro+e+abril+3426939.html