Toyota conquista posto de maior montadora do mundo

A Toyota é a maior montadora do mundo. A companhia japonesa assume o posto depois de 67 anos de liderança da GM no mercado automobilístico.

A empresa japonesa vendeu 8,9 milhões de veículos em 2008. A General Motors, agora ex-líder de vendas, passa por uma séria crise financeira e registrou 8,35 milhões de carros vendidos. No quarto trimestre, a montadora americana teve queda de 26% no volume de vendas e a situação da GM pode piorar ainda mais. A empresa pediu urgência na liberação da segunda parte do empréstimo de US$ 9,4 bilhões do governo americano. A montadora advertiu que perderá liquidez em breve caso a ajuda não chegue a tempo. No Brasil, a Fiat concedeu férias coletivas de 10 dias a 800 funcionários da unidade de Betim, em Minas Gerais. A medida visa readequar a produção.

http://www.band.com.br/primeirojornal/conteudo.asp?ID=123047&CNL=1