Número de financiamentos bancários para construção cai 20% em outubro

De acordo com a Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), o número de financiamentos operados por bancos e financeiras para o segmento de construção caiu 20% entre setembro e outubro.

A queda, segundo o presidente da Associação, Cláudio Conz, aliada a uma diminuição no pedido das construtoras, em função da acomodação da atividade nos últimos meses, seria a responsável pela retração no volume de vendas no setor.

Por outro lado, acrescenta Conz, os preços dos materiais de construção no atacado apresentaram desaceleração no período. Dados do IPA (Índice de Preços por Atacado) mostram que os preços baixaram de 1,18% para -0,11%.

Vendas
Ainda conforme a Anamaco, em outubro, o volume de vendas de materiais de construção caiu 0,2%, em relação a setembro. Sobre o décimo mês do ano passado, o desempenho também foi negativo, queda de 10%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o setor cresceu 10,5%.
"Como as nossas vendas foram muito fortes nos nove primeiros meses do ano, revimos nossa projeção de crescimento no ano de 10,2% para 9,5% sobre 2007."

Crise
No que diz respeito à economia, o presidente da Associação diz que há uma divisão no setor, sendo que as pequenas e médias empresas, que representam 98% do segmento, estão sentindo de forma demasiada os efeitos da crise, o que não acontece com as grandes redes.